Petição Pública

O Grupo Do Luto à Luta: Apoio à Perda Gestacional, criou um abaixo assinado online no site da Petição Pública para pedir um maior cuidado com a perda gestacional.

O QUE PEDIMOS: um espaço nas maternidades dedicado às mulheres que requerem um procedimento após a perda de um feto, e também às gestantes de risco, para que possam ter um tratamento individualizado, respeitando seu momento de luto e sofrimento. Além disso, um método de identificação (sistema de pulseira colorida, código especifico) para evitar constrangimento desnecessários.

PORQUE PEDIMOS: é muito chocante perder um bebê e se torna bem pior quando o ambiente parece estar insensível a sua dor. O atendimento se torna desumano no momento mais frágil da família. É cruel que essas mulheres tenham que ser atendidas num ambiente voltado para celebrar a vida e a chegada de novos bebês. Conhecemos inúmeros casos de gestantes que passaram por constrangimentos nesse momento. Algumas foram parabenizadas erroneamente por maqueiros e enfermeiras; outras recepcionadas por cegonhas em seus quartos. Como sair do quarto sabendo que todos a sua volta vão te parabenizar pelo que você mais desejava mas não se concretizou?

PARA QUEM PEDIMOS: para as diversas maternidades, públicas e privadas, que realizam procedimentos pós perda gestacional.

Decidimos neste primeiro momento reivindicar por mudanças mais práticas e concretas, como uma identificação com pulseiras a esses casos, visando evitar constrangimentos às mães e um espaço mais reservado para estas situações, a fim de favorecer o respeito e acolhimento.
Acreditamos que este é apenas o passo inicial para auxiliar numa reflexão a assistência prestada à perda gestacional, pois só através da sensibilização e conscientização para esta temática que conseguiremos fazer com que pais e familiares se sintam respeitados na sua autonomia e dignidade humanas.
ASSINE VOCÊ TAMBÉM E AJUDE A MUDAR ESSA REALIDADE!
12088010_1656280994644951_1352021981513916205_n.jpg