Atividades de sensibilização “Quebrando o silencio”

Queridos seguidores,

Hoje gostaríamos de iniciar este post com uma frase de Carl Jung: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”. Essa frase resume o sentimento que ficou ao terminarmos a nossa roda de discussão sobre o filme “@O Segundo Sol” com os alunos e professores do primeiro período do curso de medicina da UFF.
Apesar de grade parte do público envolvido ser ainda muito jovem, foi emocionante ver o interesse e participação de todos na discussão. Hoje falamos de empatia, luto, dor, morte e acolhimento. Nos emocionamos com o belíssimo documentário da Rafaella Biasi Callegari e Fabricio Gimenes e nos surpreendemos com o desejo dos estudantes de aprender sobre o tema.
Agradecemos às professoras Lilian Koifman, Márcia G M Alves e Cláudia Regina Ribeiro pela parceria e por permitirem uma discussão tão rica e emocionante!
Gostaríamos também de agradecer às meninas da Equipe Do Luto à Luta: Apoio à Perda Gestacional e Neonatal: Adriana Pittella Sudré, Tássia Lima(e Isadora) e à Luiza Ramalho Junqueira pelas falas tão sensíveis e por emprestarem suas comoventes histórias para sensibilizar e conscientizar.
Nossos filhos fizeram a diferença na vida destes estudantes. Tenho certeza de que nossas histórias não só ajudaram a tornar estes futuros médicos mais humanos, como também pessoas melhores.
Semestre que vem tem mais!

osegundosol

osegundosol2

Queridos seguidores,

Uma sementinha foi plantada no coração de cada participante do nosso evento de sensibilização à perda gestacional e neonatal que ocorreu nesta quinta, dia 7 de julho, na UFF. Tivemos mais de 63 participantes, entre professores e alunos de diversos cursos da área de saúde, que se emocionaram e se sensibilizaram com as histórias de perda gestacional e neonatal. Esperamos que esta experiência possa ter contribuído para uma formação de profissionais mais humanos e mais sensíveis a esta causa. Muito obrigada pelo interesse e vontade de compartilhar emoções, questionamentos e lições de vida! Sem a participação de vocês, isso não seria possível!
Também gostaríamos de agradecer aos nossos parceiros neste evento, sem os quais nada disso seria possível:
À @Liga de Ginecologia e Obstetrícia da UFF (LIAGO-UFF) pelo apoio na organização e desenvolvimento deste evento. Vocês foram fundamentais! Tenho certeza que serão médicos humanos e sensíveis no futuro! Que esta seja a primeira de muitas parcerias!
À enfermeira obstétrica Gisele Águila Enfermeira Obstétrica pela fala sensível sobre suas vivências, que contribuíram muito para nos mostrar caminhos possíveis!
À psicóloga Cecilia Rezende pela doçura e simpatia ao falar de um tema tão importante e tão silenciado: luto. Que suas palavras possam ajudar a quebrar este silêncio.
À todas as mães que deram seus depoimentos e abriram seus corações para nos ajudar nesta sensibilização. Tenho certeza de que todos foram tocados por suas palavras, e seus filhos ficarão para sempre eternizados nas lembranças de todos.
À Adriana Pittella Sudré pela fala forte, envolvente e emocionante. Obrigada pela coragem e ousadia na criação deste evento tão importante e significativo para todos nós.
À Larissa Rocha Lupi por nos presentear com falas tão emocionantes! É impossível não se emocionar com seus poemas. Você é nossa inspiração!
Às queridas psicólogas Érica Quintans e Juliana Gregório pelo apoio e empenho em transformar nossas histórias em cenas que pudessem sensibilizar a todos. Vocês são especiais!
À Nossa querida fotógrafa Nany Castanheira Fotografia, por eternizar estes momentos em fotos tão maravilhosas. Sua “fala improvisada” junto com seu esposo Rodrigo Santos transbordou amor e emoção!
Aos queridos @Eduardo Arashiro e Rodrigo C. Santos, por toda a ajuda “nos bastidores” e com os microfones. Obrigada por contribuírem dando voz à dor dos pais.
E finalmente, mas não menos importante, à toda a equipe do Do Luto à Luta: Apoio à Perda Gestacional e Neonatal, que mesmo não estando fisicamente presente no evento, mandaram energias positivas, torceram, emprestaram suas idéias (e caixas de som), e vibraram conosco por mais esta conquista. Obrigada por todo o carinho, empenho e esforço para tornar este sonho realidade. Juntos somos mais fortes!

uff

 

Queridos seguidores,

Com muita alegria, emoção e gratidão divulgamos o nosso evento “Quebrando o silêncio”, 1 atividade de sensibilização sobre perda gestacional e neonatal!
Maiores detalhes e informações no convite abaixo!
Aguardamos vcs para uma noite com bastante interação, compartilhamento e troca sobre a nossa temática! Com o objetivo de sensibilizar cada vez mais as pessoas para a necessidade de um maior cuidado com a dor e o luto na perda gestacional e neonatal!
Vamos juntos quebrar o silêncio, nos fortalecer e empoderar!
Contamos com vcs, afinal, “Precisamos ser a mudança que queremos ver no mundo” (Gandhi)!
Juntos somos mais fortes!

13529151_1752750211664695_3279019408641843050_n

Queridos seguidores,

Segue a programação do nosso evento “Quebrando o silêncio: atividade de sensibilização sobre perda gestacional e neonatal” será realizado amanhã, dia 07 de julho, das 18 às 20 hs na UFF!
Maiores informações e inscrição no email: liagouff@gmail.com
Vamos juntos quebrar o silêncio e o tabu sobre a perda gestacional e neonatal!
Juntos somos mais fortes!
Contamos com a presença e colaboração de vcs para uma noite com bastante troca, interação, sensibilidade, respeito, acolhimento, empatia, empoderamento, solidariedade e protagonismo!
Vamos ser a mudança que desejamos ver no mundo!

13612151_1755457558060627_6067894482655873252_n