Obrigada, filha, por tudo o que você me ensinou

Trechos do relato da co-autora Carol Costa do livro Histórias de amor na perda gestacional e neonatal
Hoje trazemos trechos de um lindo relato da mãe Carol Costa sobre a perda da sua filha Helena. Um texto que mostra dor, mas também uma força movida por um grande e eterno amor.
“…Ela partiu antes que nascesse, às 39 semanas de gestação. Mas apesar de toda tristeza, o seu “nascimento-morte” foi repleto de beleza e amor. Em virtude de optarmos pelo trabalho de parto, eu e o meu marido nos unimos de uma maneira que jamais pudemos imaginar na despedida da nossa filha. Entendo que, ao despirmos nossas almas diante da dor, “casamo-nos” novamente. Sempre ouvi que não há nada mais doloroso do que perder um filho. Reconheço que o mundo é repleto de todo tipo de sofrimento, mas,
de fato, jamais pensei que enfrentaria algo assim.
…Tem sido curativo enxergar que minha experiência não é a mais difícil que alguém pode enfrentar, nem a mais fácil. Parei de sentir culpa por ainda sofrer, mas também cessei a prática de comparar minha dor com a de outra pessoa. Isso foi uma grande libertação, pois toda vez que olhava para o processo do outro, atrasava a minha cura e a tornava mais distante.
…Quando a levaram até o quarto, para a despedida, as palavras que lhe disse foram: “Obrigada, filha, por tudo o que você me ensinou”. Fico emocionada toda vez que me recordo, pois sei que nossa ligação está além de qualquer barreira física. Sei, também, que as “lições da Helena” não acabaram.
Há muito que aprender sobre fé, amor e desapego; agora, meu compromisso é dignificar essa separação, vivenciando um processo de luto saudável, e encontrar uma maneira de dar vazão a todo amor e carinho que tenho por minha filha.
…Amar sempre. Confiar sempre. Manter a alegria e valorizar todos os momentos ao lado daqueles que me são mais preciosos é um objetivo diário. Helena é luz e união; sua mãe, agora, uma mulher em construção.”
Se quiserem adquirir a versão digital do livro “Histórias de Amor na perda gestacional e neonatal”, clique no link abaixo da loja Kindle na amazon. Em breve, a versão impressa também estará disponível na mesma loja.
Deixe um comentário

