A dor e a alegria extremas ao mesmo tempo

Tive uma gravidez programada. Na primeira ultra, a notícia: gravidez gemelar. Há exatos um ano, dia 5 de maio de 2016, descobria a gravidez gemelar. . Alegria, euforia, insegurança! Mas seguimos com muito responsabilidade, cuidados e protocolos.

Tudo corria bem, sem dores, enjoos, intercorrências, etc. Exames sempre todos normais. Sim. Eu sou neurótica e fiz muitos exames. Sempre tudo bem. Eis que com 35 semanas, vou fazer mais um e o médico para no meio e me manda urgente ao pronto socorro local.

Não. A maternidade dos sonhos não rolou. Ele falou que não recomendava perder tempo indo para um local mais longe, pois uma das meninas (sim, eram duas meninas) estava muito fraquinha e sem líquido. Em menos de duas horas do ultrasson, aconteceu a cesárea. Primeira gemelar nasce sem vida. A segunda fica quinze dias na UTI e hoje está em casa. Bem e rumo aos seis meses.

O sofrimento é muito grande. Digo que experimentei as dores e as delícias de uma vida em um único momento. Ter filho é muito bom. Eu não imaginava o quanto. Nem durante a gravidez. Só senti isso mesmo durante o parto. Dói demais sentir um filho nascendo sem chorar. Agradeço muito pela minha bebê comigo. Deve ser infinitamente mais doloroso voltar pra casa sem nenhum bebe.

Minha Nicole é minha bebê arco-íris instantânea. Mas gente, isso não significa que não há a necessidade do luto. Há. Ele é necessário. É preciso respeitá-lo. É preciso compreender que a dor existe e é normal que ela exista. Compreender que a dor e o sofrimento são normais, para mim, tem sido fundamental para seguir em frente. Acredito em Deus e não me revolto, apesar de me pegar muitas vezes questionando. Às vezes a dor volta….Tudo na gente dói…o corpo, a alma, a mente…Mas aos poucos essa dor dilacerante vai passando abrindo espaço para a saudade…. de repente volta com tudo…. mas as voltas vão ficando espaçadas… Não é sobre esquecer o que passou…. É sobre aprender, aceitar… e para isso, temos que falar sobre isso! Escrevo para mim. Escrevo para que saibam que a dor que dói aí, dói aqui também. E que essa dor é normal, é natural. É uma dor. Uma saudade sem fim. O luto pela perda neonatal ou gestacional precisa ser respeitado.

Relato da mãe Priscila Alonso

Deixe um comentário

