O luto e as datas comemorativas

O que seria o luto? O luto é a perda de algo ou alguém que nos envolvemos afetivamente. Quando perdemos alguém passamos pelo velório, pela despedida do corpo físico, pelos rituais que fazemos para nos despedirmos. Depois de tudo isso, acredito que a fase mais difícil são as primeiras datas comemorativas consecutivas ao falecimento. Dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, natal, ano novo, Páscoa , aniversário da pessoa que se foi, nosso próprio aniversário, costumam ser épocas em que revivemos um pouco o luto através da saudade, e as primeiras datas costumam ser de bastante dor pra quem ficou. 

Agora como lidar com essas datas de forma mais amena? Sem tanta dor?

Acredito que cada um cria um mecanismo para amenizar pelo menos um pouco a dor da saudade que fica principalmente nesses dias, algumas formas seriam: ficar mais próximo a família, ou a amigos, tirar aquele dia pra entrar em contato consigo mesmo, refletir e aceitar o seu momento de dor e saudade, pode-se procurar algo que se goste de fazer, ou até mesmo algo em que você faria com quem se foi. Estes são só alguns exemplos em que cada um vai ver o que é melhor pra si, para seu autocuidado. 

Nestas datas, devemos procurar pensar no ente querido que foi com muito carinho, procurar as lembranças boas que nos foram permitidas viver ao lado desta pessoa. 

Não existe uma receita sobre como lidar com o luto diante a essas datas, mas acredito que se acolher e se respeitar, que é acima de tudo respeitar o seu limite, é o caminho para a dor ser amenizada. 

Procure respirar fundo, entrar em contato com as lembranças boas desses dias que já foram vividos anteriormente e pensar também um pouco em como essa pessoa gostaria que você estivesse e em como você se sente confortável ou melhor menos desconfortável diante a data tão delicada e que traz à tona por porção de emoções e sentimentos. Se respeite acima de tudo.

Juliana Gregório

Psicóloga

imagem-de-luto-para-capa-do-facebook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s