Mais vida

Debaixo d’agua (Arnaldo Antunes)

Debaixo d’agua se formando como um feto

Sereno, confortável, amável, completo

Sem chão, sem teto, sem contato com o ar

Mas tinha que respirar,

Todo dia

Todo dia, todo dia

23/11/2016 – 27 semanas e 6 dias da gestação de Alice

Embalada pela intensidade da voz de Maria Bethânia e dos movimentos de Alice nas águas de meu ventre, escrevo essa narrativa.

Novembro se finda e nos presenteia com a completude das 28 semanas – para nós a marca de saída da temida prematuridade extrema.

Neste mês, ultrapassamos as 23 semanas (idade gestacional em que Caio nasceu) e pudemos viver com Alice novas experiências no gestar: senti-la mexer cada vez mais forte, perceber dia a dia a barriga arredondar-se e nutrir a esperança de em breve aninhá-la nos nossos braços.

Quando gestamos depois da partida de um filho, volta e meia, nos pegamos pensando em como seria viver tudo aquilo com ele. O que ou como poderia ter sido? Impossível não sentir isso em algum momento. No entanto, também passamos a viver transitando na delicadeza dos entres – passado e futuro, vida e morte, alegria e tristeza (e tantos outros).

Assim, acolhemos em nós uma série de ambiguidades (incompreensível para boa parte das pessoas). Nesta caminhada, não foram poucas as vezes que me disseram: “a história da Alice não tem nada a ver com a do Caio”.

Será? Sei que cada um tem sua história, mas a minha carrega as duas. Hoje, sou Renata porque trago comigo as marcas de Caio e Alice em mim. No presente, passado e futuro vão tecendo nossas histórias.

Como diriam Arnaldo e Bethânia: todo dia, todo dia…

Renata Ghisleni de Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s