Como eu posso ajudar meu marido a lidar com a perda de nosso filho?

 

O luto na perda gestacional e neonatal é classificado pelos autores como um dos tipos de luto não reconhecido, ou seja, a sociedade costuma não ver com bons olhos àqueles que sofrem pela perda de um bebê.

Ainda sim, percebemos que quando o assunto é abordado, ressaltando a importância de se ter um espaço para integração e elaboração da perda, o foco dos trabalhos é muito mais voltado ao suporte e cuidado com as mães.

O homem, muitas vezes, aparece como àquele que deve dar suporte a mulher, ser forte, para que a mãe possa se recuperar do baque da perda do bebê, o que acaba por invalidar e desqualificar o seu próprio pesar.

Como vivemos em uma sociedade onde os homens devem ser vistos como fortes, àqueles que não se emocionam, que não choram e são durões, não há permissão para vivenciar os sentimentos envolvidos na perda. Desta forma, os próprios homens acabam por pensar que não podem sofrer com o a partida de seu filho, sentindo vergonha por sofrer e achando que o que estão passando não é real, não é um luto.

Por outro lado, alguns autores falam sobre a forma como as pessoas se enlutam, classificando as personalidades em dois tipos: os intuitivos e os instrumentais. Os intuitivos seriam aqueles que sente seu pesar, entram em contato com suas emoções, choram e se sentem bem em expor o que está se passando com eles. De outra forma, os instrumentais, se valem mais em resolver os problemas, usar a cognição e a racionalização para lidar com sua perda.

É inevitável, em nossa sociedade, pensar que as mulheres são mais intuitivas, e os homens mais instrumentais, mas, na verdade, estas características não tem relação com o gênero, mas sim com os recursos/estratégias que o enlutado dispõe para enfrentar a perda.

Por isso, quando seu marido estiver resolvendo as questões burocráticas da perda do bebê, estiver indo ao trabalho ou fazendo exercícios, pode ser a forma como ele lida com seus sentimentos.

É claro que saber que ele pode dividir com você seu sofrimento é uma porta que deve ser aberta. Muitas vezes o próprio casal acaba sendo um o porto seguro do outro; um ajudando o outro a entender o que aconteceu e a dar um sentido a perda tão devastadora.

Outra coisa que pode ser feita é compartilhar com ele os relatos do blog do Do Luto a Luta: apoio a perda gestacional e neonatal. Em agosto tivemos uma série especial de relatos de homens, em comemoração ao Dia dos Pais. Ver que outros pais passaram pr isso e como se sentem pode ser muito importante para ele!

Uma vez por mês realizamos o encontro presencial na cidade do Rio de Janeiro, e tem um grupo que sabe mais o menos o que vocês passaram também pode ser uma boa forma de dar vazão aos sentimentos envolvidos no luto.

De qualquer maneira, é sempre possível que o casal encontre a sua forma de integrar e dar sentido a perda de um filho. Os rituais são muito bem vindos: soltar balões, escrever uma carta, acender uma vela, plantar uma árvore e uma das coisas que mais percebemos ter valor: fazer uma caixa de recordações do seu pequeno.

Mais importante de o que será feito, é fazer e estar disponível para aceitar o que for possível para o seu marido. Entender que cada um tem um limite e uma forma de lidar com sua dor, e que às vezes ele vai poder chorar e falar sobre isso, mas, primeiramente, ele precisa se sentir autorizado a fazer isso. Então, ir mobilizando, aos poucos, pode ser uma boa forma de deixá-lo entrar em contato com estas fortes emoções.

Érica Quintans
Psicóloga, Mestranda PUC-Rio
Email: ericatq.psi@gmail.com
Página no Facebook: https://www.facebook.com/psicologaericaquintans/
Anúncios

Um comentário em “Como eu posso ajudar meu marido a lidar com a perda de nosso filho?

  1. Hoje fazem 13 dias que meu bebe nos deixou , estar sendo duro e difícil. … eu e meu marido não estamos assimilando bem 😢 cada dia e uma luta para aceitar a vontade de Deus. Essa página tem me ajudado muito . Como faço para contar minha história com meu bebê Mariana.?!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s