E vamos à luta!

Inicialmente, gostaria de dizer que é um prazer estar aqui e fazer parte de tudo isto. Fui convidada pela Larissa para ser colunista e compartilhar um pouco das minhas experiências profissionais e reflexões com vocês. Sou psicóloga e trabalho em uma maternidade em Florianópolis, como residente.

Quando comecei esta residência tinha muitas coisas em mente, pensava na atuação com as mulheres, as crianças e a família como um todo. Pensava na vida, o começo dela, seu desenvolvimento e nas relações afetivas que estes processos envolvem. Acredito que o que mais me empolgou foi a possibilidade de trabalhar onde a vida se inicia e onde tudo começa.

O que me empolgava era, portanto, a VIDA e suas múltiplas possibilidades. Acontece que a morte é mais do que uma possibilidade, é uma realidade da vida e, apesar de não ser inicialmente considerada por mim (assim como muitos que “escolhem” de uma forma ou de outra não olhar para ela), ela estava lá. Então, minha maior questão foi pensar em como lidar com a morte onde se espera vida?

Confesso que este foi e ainda é um desafio muito grande para mim. Sofremos juntos com as famílias que atendemos, com as realidades que entramos em contato. E acho que este é o ponto chave: sofremos, pois estamos juntos. Talvez seja por isto que encarar a morte seja tão difícil, ela nos é familiar, é algo que nos une em um só barco. Todos estamos marcados por ela ou seremos em algum momento. E olhar para isto dói.

Saber que não temos que olhar para isto sozinhos é o que nos ajuda, nos coloca em movimento e nos possibilita ir adiante.

Juntos somos mais fortes!

Priscilla Terumi Moraes

CRP 12/13444

Psicóloga graduada pela USP.

Residente em Saúde da Mulher e da Criança pelo Hospital Universitário da UFSC.

Especialização em curso em Psicoterapia Psicanalítica da Infância e Adolescência pelo Centro de Estudos Psicodinâmicos de Santa Catarina.

Deixe um comentário

