Vocês já ouviram falar no Bebê Arco-Iris?

Duas fotógrafas Natalia Karpovovy e Elena Gannenko clicaram mulheres que engravidaram na sequência de um aborto, morte neonatal ou morte infantil. E após alguns meses, uma foto das mamães foi tirada, já com as crianças no colo. Essa ideia foi do blogueiro Chastity Boatman, e o nome de “bebês arco-íris” vem da ideia de que o fenômeno considerado deslumbrante, só aparece após uma tempestade. “No mundo real, um arco-íris é bonito e brilhante e, apesar de vir após algo ‘ruim’, dá esperança para coisas cada vez melhores. As fotos fizeram parte de uma competição em um site russo de fotografia, chamado “Puzi Raduga”, que significa “Barrigas de arco-íris”.

A chegada de um novo bebê não diminui a dor vivida e os transtornos que nos causam a perda de um filho, já que cada um ocupa um lugar especial em nosso coração. No entanto, após uma tempestade vem a chegada do sol pra simbolizar a calma e a beleza. O sol não anula o temporal, mas trás a esperança de dias melhores.

Gostaríamos de convidar à todos a falar sobre o tema do “bebê arco-íris” de forma mais inclusiva e acolhedora. Por isso a Equipe Do Luto à Luta se inspirou na idealizadora e fundadora do nosso projeto, nossa psicóloga-colunista mensal Larissa Rocha Lupi. O seu bebê arco-íris foi na verdade a criação desse projeto que trouxe para ela e todos que participam muito amor, coletividade, sensibilidade, empatia e respeito pela dor do outro. Para ela toda essa ressignificação da dor foi transformada em: “uma história de muito amor e ternura, não sendo possível seguir com amargura. Precisamos e desejamos perpetuar todo o amor pelos nossos filhos no mundo, lutando por causas justas, sensibilizando a sociedade e clamando por mais amor de verdade!

Mais amor ao próximo, mais amor próprio, mais amor na luta, mais amor na dor, mais amor na vida –encontrado em um propósito mais amor social do que individual”.

Você não precisa ter engravidado novamente pra participar de nossa campanha. Queremos saber o que é o seu “bebê arco-íris” e o que ele representa pra você nesse processo de ressignificação, ou seja, como você vem reconstruindo sua vida após ter passado por essa dor dilacerante e qual foi seu aprendizado com essa experiência da perda de um filho. Você pode participar da campanha tendo como representante do seu arco-íris uma viagem, um novo emprego, um novo projeto, um namorado novo, um cachorro, um filho adotivo, uma mudança de visual, uma mudança de casa, entre outros.

Logo, nossa campanha contará com a presença daqueles que acreditam que conseguiram ressignificar a sua perda de alguma forma. Pedimos para que levem o “objeto representativo do seu arco-íris”, por exemplo, um livro, como “Quatro Letras”, DVD de um filme, como “O Segundo Sol”, dentre outros.

Desejamos com isso, apresentar diversas outras possibilidades de encontrar o nosso sol, a nossa esperança após a tempestade, que não única e exclusivamente através de um novo bebe! Transmitindo calma, luz, sol, brilho, serenidade, paz e esperança a todos aqueles que vivenciam o drama da perda gestacional e neonatal!

Assim como na campanha fotográfica #maisamorporfavor_dolutoaluta, iremos usar a #meuarcoiris_dolutoaluta!

Venham iluminar o nosso dia, trazendo o seu colorido, o seu arco-iris para a nossa nova campanha fotográfica #meuarcoiris_dolutoaluta!

Interessados em participar desta linda iniciativa favor enviar email para:contatodolutoaluta@gmail.com

O amor cultivado pelos nossos filhos, ainda que canalizado de outra forma faz com que a maternidade permaneça em nossa vidas. Com coragem e fé podemos dar novas oportunidades a vida e ao nosso coração.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s