Vamos falar sobre o luto ?

 

O luto precisa ser falado, ser exposto mas são poucas as pessoas que se abrem para que se possa debater sobre o assunto.
O que fazer diante da perda? Como lidar com tamanha dor? Como resignificar? Existe tempo para que o luto seja sentido?
O processo de luto precisa ser vivido, sentido pra que assim possamos elaborá-lo, nunca vamos esquecer aquele que se foi deixando uma marca e um profundo amor dentro de nós apenas vamos aprender a lidar com essa dor e da melhor forma possível com o luto. Não existe tempo determinado para que o possa ser diluído dentro de cada um, cada ser vai ter seu tempo necessário para aprender a lidar com a perda…
Acredito que uma das maiores angústias surge conforme o tempo vai passando e parece que ninguém mais lembra que você ainda pode estar sofrendo, e que você tem o direito de ficar triste e chorar de vez em quando, é normal! Aquele medo de ficar chato durante muito tempo, não conseguir mais rir direito e com vontade é normal, todos que passam por essa dor vão precisar de um tempo que não é quantitativo, não podemos determinar, para elaborar todo esse processo.
O luto também é amor, amamos tanto aquela pessoa que se foi e é por isso que sofremos…
Cada um vai encontrar uma maneira para resignificar este momento.
Se vai passar? Passar totalmente não vai, mas você vai aprender a lidar com ele, a não senti-lo mais com tamanho peso, vai começar a transformar pelas lembranças boas, o choro constante vai passar para um sorriso leve quando olhar para uma foto, quando lembrar de algum momento gostoso vivido ao lado de quem se amou… Ou vai apenas se emocionar com as suas memórias.E a tristeza? Essa vai se dissolvendo aos poucos…
Que possamos ter mais empatia uns pelos outros, a dor é única independente de qual for, só sabe da sua dor aquele que a sente.

O luto ele é assim… No começo parece o fim, depois passa a primeira semana, o primeiro mês, os primeiros seis meses, um ano, dois anos… E você continua, a vida continua…

Juliana Gregório

Anúncios

Um comentário em “Vamos falar sobre o luto ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s